Casa Mãe

O padre António Cardoso, pároco em Aveiras de Cima desde 1967 tem uma marcada trajetória social. Através do Centro Social e Paroquial que preside, dá resposta Social contínua a centenas de crianças e idosos nas valências de Jardim de Infância e Lar de Idosos – Centro de Dia. Realiza ainda anualmente uma Colónia Balnear de Férias com crianças e idosos.

Desta última, nasceu o desejo de ajudar também os que não têm família funcional, acolher as crianças “filhas de ninguém” ou “órfãos de pais vivos”. Esta inquietação tornava-se cada vez mais urgente. Ao receber uma herança de família, transformou-a na consolidação do seu sonho e compromisso com estas crianças. Assim surge a Casa do Pombal – a Mãe.

A Casa do Pombal foi a casa que adquiriu e que juntamente com alguns amigos e mais de uma centena de paroquianos que se prontificaram a ser sócios, transformou na sede deste projeto.

A “Casa do Pombal – A Mãe”, Centro de Acolhimento Temporário (CAT), tem como objetivo o apoio e acolhimento a crianças em risco, vítimas de maus tratos, e/ou exclusão social com situações suscetíveis de comprometer a sua segurança, saúde, educação e formação moral.

“Quem entra na nossa casa, fica para sempre no nosso coração.”

Pe António Cardoso

 

As instalações construídas de raiz e rodeadas por amplos espaços verdes e ajardinados, acolhem crianças desde 2005.

É financiada pelo acordo de cooperação com a Segurança Social, pela quotização dos sócios e pela constante participação da comunidade e benfeitores.