O Centro Social Paroquial de Aveiras de Baixo é uma Instituição Particular de Solidariedade Social. Foi fundado em 1998,tendo o edifício sido doado à Fábrica da Igreja por Sara Rosa Tavares Fonseca.
O CSPAB procura dar uma resposta às necessidades socias da população da freguesia, tendo sempre como base a promoção da caridade cristã, da cultura, educação e a integração comunitária e social na perspetival dos valores do Evangelho.
Centro dia: O centro dia atualmente acolhe 18 idosos. Presta cuidados personalizados a quem não consegue satisfazer as suas necessidades básicas. Procura estimular um envelhecimento ativo com atividades ocupacionais e promover uma maior integração social.
Apoio Domiciliário: Atualmente o Centro Social ajuda 10 idosos com apoio domiciliário. Presta um conjunto de cuidados e serviços em função das necessidades de cada idoso acolhido. Proporciona também semanalmente várias atividades de lazer e cultura, que contribuem para o aumento da mobilidade e para a diminuição da solidão de cada idoso.
CATL: Atualmente acolhe 12 crianças. O principal objetivo do CATL é ser um apoio à logística das famílias, recebendo crianças do 1º ciclo depois do horário escolar, com condições adequadas, ao seu desenvolvimento, à sua educação e ao despertar para a fé católica.
Creche: Atualmente acolhe 20 crianças. A creche do Centro Social tem o objetivo de ajudar cada família na conciliação da vida familiar e profissional, oferecendo condições para o desenvolvimento e educação de crianças até aos 3 anos, num ambiente seguro e familiar.
Jardim de Infância: O jardim de infância atualmente acolhe 23 crianças. Procura dar uma resposta social ao desenvolvimento das crianças com idades entre os 3 anos e a idade de entrar para o ensino básico, proporcionando atividades educativas, um apoio à logística familiar e o despertar da fé católica.
Ajuda Alimentar: O CPSAB é um intermediário do Banco Alimentar, leva assim, alimentos doados às famílias mais necessitadas da freguesia. Atualmente ajuda 18 famílias, sendo um total de 49 pessoas, incluindo 14 crianças.
Ajuda Técnica: O CSPAB tem um banco de ajuda técnica (Cadeiras de rodas, moletas etc…). Procura ajudar as famílias a suportar encargos vindos da necessidade deste tipo de equipamentos, devido à debilidade física de algum membro da família.