Igreja Matriz de Nossa Senhora da Purificação
Da autoria do arquiteto Vasco Morais de Palmeira (Regaleira), a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Purificação de Aveiras de Cima, foi inaugurada a 20 de dezembro de 1959, por Sua Eminência o Senhor Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Gonçalves Cerejeira. A envolvência e mobilização coletiva do povo de Aveiras através da realização de vários peditórios, oferendas, quermesses, entre outros eventos, ajudou também na construção da Igreja.
Tem como padroeira Nossa Senhora da Purificação, que dá nome à Igreja Matriz e que se festeja com solene procissão no dia 2 de fevereiro.
Grupos Pastorais
A Paróquia de Aveiras de Cima suporta-se de diversas valências que desenvolvem várias atividades ao longo do ano pastoral, bem como a manutenção dos espaços paroquiais:
- Agrupamentos de Escuteiros
- Casais de Nossa Senhora
- Catequeses
- Colónia de Férias
- Comissão de Festas
- Comité de Organizadores Paroquiais (COP) para as Jornadas Mundiais da Juventude
- Comunidades locais: Casais das Comeiras, Casais Vale do Brejo, Casais da Lagoa e
Virtudes
- Conselho Económico
- Coro
- Cursilhos de Cristandade
- Cursos Pré-Matrimoniais (CPM)
- Direção do Centro Paroquial
- Grupo de decoração e manutenção do espaço paroquial
- Equipa de Comunicação
- Grupo das Avozinhas
- Grupo de Leitores e Ministros da Comunhão
-
Grupo de Jovens Peregrinos
-
Grupo de Jovens
Capelas
A Capela de Santa Quitéria situa-se nos Casais das Comeiras. Os festejos decorrem de forma bienal, na segunda quinzena de maio.
A Capela do Menino Jesus localiza-se nos Casais Vale do Brejo. Os festejos e procissão celebram-se no dia 25 de dezembro.
Capela dos Casais do Vale do Brejo
Capela dos Casais das Comeiras
Na área geográfica da paroquia de Nossa Senhora da Purificação de Aveiras de Cima, no lugar dos Casais das Comeiras, é de meados do século XX a capela de Santa Quitéria, a edificação desta foi iniciada a quando a demolição da antiga Igreja de Aveiras de Cima em 1953, tendo sito utilizados na sua construção vários elementos da Igreja demolida, tais como as pedras do Pórtico Principal, as Colunas Laterais entre outros elementos, a pequena capela ficou concluída em 1954, desde então foram feitas ampliações capacitando assim este templo para receber mais fieis, em suas celebrações.